
16/06/2016
Um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta quarta-feira apontou que "provavelmente" a ingestão de bebidas muito quentes podem causar câncer. De acordo com o estudo, a temperatura superior a 65 graus Celsius é um fator de risco para que a doença apareça no esôfago.
Por outro lado, a pesquisa trouxe uma boa notícia para os amantes do café: não há dados que levem a crer que a substância por si só cause a doença na mama, na próstata e no pâncreas. Para alguns tipos de cânceres como de fígado e de endométrio, a bebida pode ser inclusive um fator protetor.
Para chegar a essas conclusão, um grupo de 23 pesquisadores ligados à Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), da OMS, analisou mais de mil estudos científicos feitos feitos na China, no Irã, na Túrquia e na América do Sul para verificar a relação entre o consumo de café e mate e a ocorrência do câncer. A organização constatou então que a temperatura pode ocasionar a doença, não as substâncias.
- Qualquer bebida quente consumida a 65 graus Celsius ou acima é provavelmente cancerígena para carcinoma epidermoide de esôfago, que corresponde a 90% dos casos brasileiros. No Rio Grande do Sul, o número de casos novos é de duas vezes e meia a cinco vezes maior que no resto do país, provavelmente pelo consumo de chimarrão em temperaturas de 65 graus Celsius ou mais - explicou o vice-diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e representante do Brasil na Iarc, Luis Felipe Ribeiro Pinto.
O médico explica que a bebida em temperatura muito elevada causa recorrentes lesões no esôfago que contribuem para o aparecimento do câncer. A recomendação é que os amantes desse tipo de bebida meçam a temperatura do líquido ao colocar no copo e calculem quanto tempo ele leva para esfriar até uma temperatura adequada. A partir daí, nas próximas vezes, basta deixar que o líquido esfrie durante esse tempo. Um café expresso por exemplo, sai da máquina a 55 graus Celsius, em média.
Os pesquisadores indicam ainda que as bebidas muito quentes não têm o mesmo efeito sobre a boca porque, em geral, são consumidas com canudos, como no caso do chimarrão, ou por sucção, fazendo com que o líquido tenha pouco contato com a boca. Além disso, no início do esôfago não há receptores para dor, o que faz com que as pessoas não hesitem em ingerir bebidas muito quentes.
Diante da nova evidência, a OMS deverá fazer uma série de alertas sobre os malefícios e benefícios de ingerir bebidas quentes.
Fonte: O Globo
Índia coloca seu primeiro trem a hidrogênio em operação
11/08/2026
Como os cientistas medem os recordes de calor?
11/08/2026
Cientistas transformam resíduos de PVC em lubrificante
11/08/2026
Com El Niño, oceanos batem recorde de temperatura em julho
11/08/2026
Oceanos do mundo atingem temperatura mais alta já registrada em um mês de julho
11/08/2026
Os graves efeitos do ´Super El Niño´ na América Latina previstos pelos cientistas
11/08/2026
