UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Defesa Civil começa retirada de toneladas de peixes mortos no rio Piracicaba

23/07/2024

A Defesa Civil e a Polícia Militar Ambiental começaram neste domingo (21) a retirada de cardumes de peixes encontrados mortos no rio Piracicaba (a 157 km de São Paulo), após um desastre ambiental.
Dez embarcações de pequeno porte e dois hidrotratores iniciaram a limpeza do rio na manhã de domingo. A operação envolve 30 homens. Segundo a Defesa Civil, os hidrotratores retiram os cardumes maiores e as embarcações menores fazem a retirada manual.
Já foram recolhidas 36 toneladas de peixes mortos do rio em uma operação considerada delicada.
Após a finalização de um laudo técnico, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) multou em R$ 18 milhões a Usina São José S/A Açúcar e Álcool pelo derramamento de resíduos de cana-de-açúcar com alta carga orgânica.
Segundo o órgão ambiental, o incidente causou a morte de mais de 235 mil espécimes de peixes na região urbana de Piracicaba no dia 7 de julho e na APA (Área de Proteção Ambiental) Tanquã no dia 15 de julho.
Foi identificada a relação direta entre o derramamento de uma substância poluente (resíduos do processo industrial e mel de cana-de-açúcar) pela usina e os dois episódios de mortandade de peixes.
A Cetesb afirmou que também fará exigências técnicas e estabelecerá medidas corretivas para a usina.
"O resultado das análises laboratoriais coletadas, das investigações e inspeções realizadas não deixam dúvida sobre a relação entre o extravasamento de material poluente e os episódios de mortandade de peixes", afirma a diretora-presidente em exercício da Cetesb, Mayla Fukushima.
A empresa, em nota, disse que "não recebeu evidências que demonstrem nexo causal entre suas operações e a mortandade de peixes".
A usina contestou a investigação e afirmou que outros focos de poluição não foram considerados.
O Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do Ministério Público instaurou um inquérito civil para investigar a responsabilidade da usina, localizada em Rio das Pedras (SP), a 16 km de Piracicaba.
A investigação vai avaliar a extensão dos prejuízos provocados aos ecossistemas aquáticos da região e deve levar à adoção de providências para reparação.

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

Copa de 2026 pode ser a mais poluente da história, com 7,8 milhões de toneladas de CO₂

25/06/2026

Uma coisa que quase ninguém está falando é sobre o impacto desta Copa do Mundo para o meio ambiente....

Guterres propõe 7 passos para enfrentar as “duas crises” globais

25/06/2026

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou um forte apelo à ação climática duran...

40 mortos por afogamento na França: o que é o ´domo de calor´ que está causando temperaturas extremas na Europa

25/06/2026

Países da Europa Ocidental e Central — entre eles Espanha, França e Reino Unido — emitiram alertas v...

Painéis solares prometem ampliar geração de energia em ferrovias

25/06/2026

Instalar paineis solares removíveis sobre trilhos ferroviários é o novo passo que a Suíça dará na pr...

Asteroide passará perto da Terra na próxima semana e poderá ser visto por telescópios

25/06/2026

Um asteroide de grande porte fará sua maior aproximação da Terra em mais de 400 anos no dia 27 de ju...

França tem dia mais quente desde 1947, e Torre Eiffel e Louvre fecham mais cedo devido ao calor

25/06/2026

A França teve nesta terça-feira (23) o seu dia mais quente desde 1947. A onda de calor alterou a rot...