
04/07/2024
O uso de copos reutilizáveis fora de casa é uma prática que veio para ficar. Diversos eventos, em suas estratégias de sustentabilidade, realizam a venda de copos retornáveis – que devem ser usados ao longo de todo o espetáculo, assim como permitem o uso de copos térmicos, que mantêm o frescor da bebida por mais tempo. A medida contribui para a redução no uso de copos descartáveis, que têm baixa reciclabilidade. Agora, imagine o potencial ambiental se uma cidade inteira começar a trocar os descartáveis, de forma definitiva, pelos reutilizáveis. É o que está acontecendo em Aarhus, na Dinamarca.
Desde 17 de janeiro de 2024, a cidade de Aarhus implementou um sistema de copos reutilizáveis com o apoio de 53 estabelecimentos locais que aderiram à proposta. Cerca de 300 mil pedidos já foram feitos usando os copos, o que equivale, em termos de economia, a três mil lixeiras repletas de copos descartáveis.
O sistema envolve o pagamento de um depósito (de menos de um euro) que pode ser resgatado devolvendo o copo ou caneca reutilizável a uma das 27 máquinas de depósito de reutilizáveis espalhadas pela cidade. Regularmente as máquinas são esvaziadas, transportando as embalagens para uma instalação industrial em Aarhus para a higienização dos produtos.
Uma avaliação parcial revela que o sistema tem funcionado. Além da economia geral, de duas toneladas de resíduos coletados das lixeiras da cidade durante um feriado prolongado, apenas quatro copos reutilizáveis foram encontrados.
“Toda vez que escolhemos reciclar em vez de produzir novo, economizamos nos recursos da Terra e na quantidade de resíduos. Pode ser que você não compre café para viagem com muita frequência. Mas mesmo pequenas ações e escolhas ajudam a fazer a diferença. Cada xícara conta”, diz Nicolaj Bang, vereador de Tecnologia e Meio Ambiente.
Alguns podem imaginar que a ideia funcione porque Aarhus é uma cidade pequena. De fato, não se trata de nenhuma grande metrópole comparável à capital paulista, por exemplo. Mas, com cerca de 300 mil habitantes, Aarhus possui o maior porto e é a segunda maior cidade da Dinamarca, ficando atrás somente de Copenhague, a capital do país. É louvável que uma cidade inteira se disponha a implementar um sistema que permita que embalagens de diversos fornecedores de alimentos e bebidas sejam devolvidas facilmente a uma infraestrutura compartilhada de pontos de coleta automatizados, espalhados pela cidade.
Um estudo da organização Oceana, publicado em 2021, aponta que os dinamarqueses usam, por ano, 300 milhões de copos e 150 milhões de recipientes para alimentos feitos de plástico – e que o país tem dificuldades para proteger a vida marinha da poluição do plástico.
“O extenso litoral da Dinamarca e o fato de que nenhum lugar do país está a mais de 50 km do mar fazem com que, apesar de seu eficiente sistema de gestão de resíduos, haja um alto risco de que o plástico e outros resíduos vindos de áreas rurais ou ambientes urbanos acabem no mar”, afirma a Oceana. A mesma pesquisa mostra que sistemas reutilizáveis podem ajudar a Dinamarca a sair de sua cultura de plástico descartável, o que tem sido o caminho seguido pela cidade de Aarhus.
Fonte: CicloVivo
Com a chegada do inverno, jacarés mudam comportamento no Parque Chico Mendes
25/06/2026
Expedição encontra traços de cocaína, cafeína e agrotóxicos na nascente do Tietê
25/06/2026
Elefanta Baby é transferida para santuário em MT após ordem da Justiça
25/06/2026
O voo da virada: como o canário símbolo da Seleção superou a extinção
25/06/2026
Copa de 2026 pode ser a mais poluente da história, com 7,8 milhões de toneladas de CO₂
25/06/2026
Guterres propõe 7 passos para enfrentar as “duas crises” globais
25/06/2026
