
13/06/2024
Começou esta semana a temporada das baleias em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. Na quinta-feira (8), algumas baleias jubarte foram flagradas no Mar de Fora durante um monitoramento. Golfinhos também foram vistos ao lados delas.
As imagens foram feitas pelo mergulhador Marco Antonio durante uma pesquisa e monitoramento do Icmbio, Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funtec) e Ecomar da UFRJ. Marco, que já acompanha as baleias há 10 anos, disse que já passaram bastante baleias pelos mares de Arraial do Cabo em 2023.
"Essas foram as primeiras que vi realmente no mar [em 2023]. Mas já passaram algumas, dezenas nesses últimos dias. Mas agora está ficando mais forte, junho e julho começa ficar maior", disse o mergulhador.
Na quinta-feira, as baleias também foram vistas pelo Marcelo Gah. Ele observa a temporada das baleias desde 2016 e usa um drone para captar as imagens.
Segundo o governo municipal, a temporada começou oficialmente no dia 5 de junho e segue até o mês de setembro. Mas o período pode se estender até outubro e novembro, só que com uma frequência menor.
Para 2023, o município preparou cursos de capacitação para os guias de turismo e trabalhadores do setor náutico, que fazem passeio de barco. Duas oficinais já foram realizadas para que nessa temporada de baleias seja feito um turismo responsável.
Arraial do Cabo está na rota das baleias que migram para Abrolhos, na Bahia, para se reproduzirem. O biólogo marinho, Vinicius Santos, explica que elas saem do Hemisfério Sul, onde se alimentam durante todo o ano, e a cidade da Região dos Lagos fica no caminho delas.
O biólogo diz que é possível observar os animais até mesmo da orla e da areia da praia. "Cada vez que elas passam, as baleias-jubarte deixam um show porquê elas gostam de fazer suas acrobacias e encantam moradores e turistas aqui na cidade", afirma Vinicius.
Em 2022, houve recorde no número de migração de baleias jubarte: 25 mil baleias estiveram no litoral brasileiro. Os dados são do censo aéreo feito pelo Projeto Baleia Jubarte, uma ONG que trabalha para a preservação da espécie.
A equipe percorreu uma faixa que vai da divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará até o litoral norte de São Paulo. Pela estimativa do projeto, 25 mil baleias estiveram na costa brasileira. É o maior número já registrado desde que a contagem começou a ser realizada, há 21 anos.
Em Arraial do Cabo, só em 2022, foram mais de 400 baleias diferentes registradas, segundo o Maycon Victorino, presidente da Funtec.
"Estima-se que são entre 10 e 20 mil baleias que passam em Arraial do Cabo. Este número vem crescendo. A expectativa deste ano, é da gente chegar a um número de 800 baleias registradas por nós, mas é como empresa. Registrado pelo projeto Mar de Baleias, a gente tem uma expectativa de registrar 5 mil desses cetáceos", disse Maycon.
Fonte: g1
Com a chegada do inverno, jacarés mudam comportamento no Parque Chico Mendes
25/06/2026
Expedição encontra traços de cocaína, cafeína e agrotóxicos na nascente do Tietê
25/06/2026
Elefanta Baby é transferida para santuário em MT após ordem da Justiça
25/06/2026
O voo da virada: como o canário símbolo da Seleção superou a extinção
25/06/2026
Copa de 2026 pode ser a mais poluente da história, com 7,8 milhões de toneladas de CO₂
25/06/2026
Guterres propõe 7 passos para enfrentar as “duas crises” globais
25/06/2026
