UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Junk food pode causar tantos danos aos rins quanto diabetes

12/05/2016

Um novo estudo divulgado nesta quarta-feira mostra que comer refeições de junk food, com muita gordura, açúcar e poucos nutrientes pode fazer tão mal ao corpo quanto diabetes tipo 2, com problemas em vários órgãos.
Diabetes tipo 2, frequentemente associada a obesidade, ocorre quando o corpo não produz insulina o bastante, ou o corpo não reage a ela, o que causa um acúmulo de açúcar no sangue. Esse acúmulo pode ter consequências sérias a longo prazo em vários órgãos, inclusive nos rins.
O trabalho da Universidade de Anglia, no Reino Unido, foi publicado na revista especializada Experimental Physiology, e usou ratos para testar os efeitos da comida de baixa qualidade no corpo.
Os ratos foram alimentados com queijo, chocolate, biscoitos e marshmallows por 8 semanas. As mudanças nos corpos causadas pela "dieta de engorda" foram semelhantes às vistas em ratos com diabetes 1 ou 2, com aumento do nível de açúcar no sangue e transportadores de glicose nos rins. Esses transportadores tem um papel central na diabetes, e problemas neles podem levar a danos significativos aos órgãos.
"A dieta ocidental contém mais (e cada vez mais) comida processada e gordura, e há uma conexão bem estabelecida entre consumo excessivo dessa dieta e os aumentos de obesidade e diabetes. Nosso estudo mostra que essa dieta causa mudanças similares à diabetes", diz a doutora Havovi Chichger, uma das líderes do estudo.
"Um dos novos tratamentos para diabéticos é bloquear os transportadores nos rins para reduzir níveis de glicose. Entender como a dieta segue afetando esse transporte pode ajudar a proteger os rins", diz ela.

Fonte: O Globo

Novidades

Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana

11/08/2026

Em pouco mais de uma semana, duas áreas de preservação ambiental da cidade foram atingidas por incên...

Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária

11/08/2026

Enquanto São Paulo recebe a Climate Week 2026 e se apresenta ao mundo como referência latino-america...

Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília

11/08/2026

O estúdio local Bloco Arquitetos concluiu uma casa em Brasília cercada por painéis de tijolos e ampl...

Natura amplia sistemas agroflorestais de dendê na Amazônia

11/08/2026

Mais de mil hectares, o equivalente a cerca de 1,4 mil campos de futebol. Essa é a área ocupada pela...

Petrobras escolhe empresa para créditos de carbono cujo sócio teve madeireira punida

11/08/2026

A Petrobras selecionou uma empresa para aquisição de créditos de carbono, gerados a partir de restau...

Para combater invasão de algas, Caribe aposta em barcos, barreiras e biocombustível

11/08/2026

Centenas de funcionários de hotéis mexicanos, operadores de tratores e militares especializados da M...