UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Alteração genética por dieta vegetariana aumenta riscos de câncer

31/03/2016

Populações com dieta vegetariana de longo prazo podem sofrer mutações genéticas que aumentam a probabilidade de câncer e doenças cardíacas, aponta estudo publicado esta semana na revista científica “Molecular Biology and Evolution”. Os pesquisadores encontraram evidências de uma variação genética, chamada alelo, que evoluiu em regiões que historicamente favoreceram a alimentação baseada em vegetais, como Índia, África e partes do leste da Ásia.
Essa adaptação genética, evoluída ao longo de centenas de gerações, permite a esses povos processar de forma eficiente ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 para convertê-los em compostos essenciais para o desenvolvimento inicial do cérebro. Contudo, se houver um desbalanceamento dessa dieta, essas populações se tornam mais suscetíveis a inflamações e, por associação, maior risco de doenças cardíacas e câncer de cólon.
Uma versão modificada de adaptação genética também foi detectada entre os Inuítes, na Groenlândia, para uma dieta baseada em frutos do mar, mas de forma oposta. Enquanto o “alelo vegetariano” tem uma inserção de 22 bases nos genes, esta inserção foi deletada no “alelo marinho”.
— Nosso estudo é o primeiro a conectar a inserção de um alelo em dietas vegetarianas e a supressão de um alelo em uma dieta marinha — disse Kaixiong Ye, pesquisador da Universidade Cornell, em Ithaca, Nova York, e colíder do estudo.As enzimas FADS1 e FADS2 são essenciais para a conversão dos ácidos graxos em produtos necessários para o desenvolvimento do cérebro, e elas são reguladas pelo “alelo vegetariano”. Populações com dieta baseada em carne e frutos do mar têm menos necessidade dessas enzimas para obter a nutrição necessária. Entre os produtos resultantes está o ácido araquidônico, importante para o organismo, mas que, em excesso exacerba inflamações.
— Aqueles com ancestrais vegetarianos são mais propensos a carregar genes que metabolizam mais rapidamente ácidos graxos presentes em plantas — explicou Tom Brenna, professor de Cornell e coautor do estudo. — Em tais indivíduos, óleos vegetais serão convertidos em mais ácidos araquidônicos, aumentando o risco de inflamações crônicas ligadas ao desenvolvimento de doenças cardíacas e exacerbação do câncer.

Saiba mais em O Globo

Novidades

Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana

11/08/2026

Em pouco mais de uma semana, duas áreas de preservação ambiental da cidade foram atingidas por incên...

Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária

11/08/2026

Enquanto São Paulo recebe a Climate Week 2026 e se apresenta ao mundo como referência latino-america...

Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília

11/08/2026

O estúdio local Bloco Arquitetos concluiu uma casa em Brasília cercada por painéis de tijolos e ampl...

Natura amplia sistemas agroflorestais de dendê na Amazônia

11/08/2026

Mais de mil hectares, o equivalente a cerca de 1,4 mil campos de futebol. Essa é a área ocupada pela...

Petrobras escolhe empresa para créditos de carbono cujo sócio teve madeireira punida

11/08/2026

A Petrobras selecionou uma empresa para aquisição de créditos de carbono, gerados a partir de restau...

Para combater invasão de algas, Caribe aposta em barcos, barreiras e biocombustível

11/08/2026

Centenas de funcionários de hotéis mexicanos, operadores de tratores e militares especializados da M...