
10/03/2016
O consumo de carboidratos, há muito tempo culpado pela epidemia de obesidade no mundo, também aumenta o risco de câncer no pulmão. Um novo estudo revela que dietas com alto índice glicêmico ampliam em 49% a probabilidade de se desenvolver a doença.
O índice glicêmico é definido pela velocidade com que avançam os níveis de açúcar no sangue após uma refeição. Pão e arroz branco, por exemplo, são alimentos com alto índice glicêmico. Por outro lado, frutas e vegetais diminuem os riscos de câncer de pulmão.
O estudo, publicado na revista especializada "Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention", é o maior a investigar a conexão de índice glicêmico com o câncer de pulmão. Dados de 4,400 pessoas foram avaliados ao longo da pesquisa, divulgada nesta terça-feira.
A professora Stephanie Melkonian, da Universidade do Texas, explica que, durante a pesquisa, observou-se uma ocorrência maior de câncer de pulmão entre os pacientes que consomem mais alimentos com alto índice glicêmico, em comparação com aqueles com baixo índice em sua alimentação".
- Dietas com alto índice glicêmico resultam em níveis mais altos de glicose no sangue e insulina. Isto, por sua vez, leva a um crescimento dos fatores semelhantes à insulina (IGF, na sigla em inglês). Pesquisas anteriores já mostraram que aumento nos IGFs está ligado ao aumento do risco de câncer de pulmão - completa a especialista.
Já o cientista Xifeng Wu, pesquisador sênior do estudo, afirma que "essas associações eram mais claras entre os pacientes que nunca fumaram, diagnosticados com carcinoma ou que tinham menos de 12 anos de educação". Segundo ele, essa combinação sugere que é a "qualidade média e não a quantidade de carboidratos consumidos que podem alterar o risco de câncer de pulmão".
Leia mais em O Globo
Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana
11/08/2026
Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária
11/08/2026
Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília
11/08/2026
Natura amplia sistemas agroflorestais de dendê na Amazônia
11/08/2026
Petrobras escolhe empresa para créditos de carbono cujo sócio teve madeireira punida
11/08/2026
Para combater invasão de algas, Caribe aposta em barcos, barreiras e biocombustível
11/08/2026
