UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mais dois pandas nascem no Zoológico de Berlim

27/08/2024

O Zoológico de Berlim informou nesta sexta-feira (23/08) que sua ursa panda Meng Meng deu à luz gêmeos pela segunda vez, saudando os raros nascimentos como um impulso para as criaturas ameaçadas de extinção.
Os filhotes nasceram na quinta-feira, pesando 136 e 169 gramas e medindo apenas 14 centímetros, informou o zoológico. Os dois estão bem e estão sendo cuidados pela mãe e por especialistas em pandas, embora o zoológico tenha acrescentado que os próximos dias serão "críticos".
"Estou aliviado, porque os dois nasceram saudáveis", disse o diretor do zoológico, Andreas Knieriem, em comunicado. "Com menos de 2 mil pandas gigantes adultos em seu habitat natural, cada filhote é uma contribuição importante para a conservação dessa espécie ameaçada de extinção."
A notícia do nascimento dos filhotes de Meng Meng também foi festejada pelo prefeito de Berlim, o democrata-cristão Kai Wegner, que parabenizou publicamente o zoológico de Berlim pelo "grande sucesso" da equipe do local.
Para ele, os ursos são dois novos "berlinenses genuínos", cujo nascimento mostra que "os pandas realmente se sentem em casa em Berlim".
O sexo dos filhotes ainda não foi determinado. Os pandas nascem sem pelos, surdos, cegos e rosados, e leva algum tempo para que as marcas pretas e brancas típicas desses animais se desenvolvam.
Os visitantes do zoológico ainda não poderão ver os recém-chegados, que passarão seus primeiros dias escondidos da vista do público na área posterior do recinto dos pandas.
Meng Meng e o panda macho Jiao Qing chegaram a Berlim em 2017, emprestados pela China.
Famosa por sua "diplomacia do panda", a China enviou seu tesouro nacional para apenas cerca de uma dúzia de países como símbolo de relações estreitas.
Em 2019, Meng Meng deu à luz gêmeos chamados Pit e Paule, que foram os primeiros animais da espécie a nascer na Alemanha.
Como parte de tais acordos de empréstimo, os pandas nascidos no exterior devem ser devolvidos à China, e Pit e Paule foram enviados para viver em Chengdu no ano passado.
A China já havia doado três pandas para a Alemanha, mas o último deles, Bao Bao, de 34 anos, morreu em Berlim em 2012, tendo se tornado o panda macho mais velho do mundo.
O grupo ambientalista WWF afirma que restam apenas cerca de 1.860 pandas selvagens na China.

Fonte: g1

Novidades

VÍDEO: Entre saltos e borrifos, dezenas de golfinhos dão espetáculo e surpreendem grupo de canoagem na Praia do Flamengo

23/06/2026

Entre uma remada e outra, o que estava programado para ser apenas mais um treino ao nascer do sol ac...

VÍDEO: jiboia com mais de 2 metros é resgatada por morador e ganha apelido de ´hexa´ por crianças em Vitória

23/06/2026

Uma jiboia de mais de 2 metros de comprimento mobilizou moradores do bairro Resistência, em Vitória,...

Berçário de Santa Catarina vira “área patrimônio de baleias”

23/06/2026

O Berçário de Santa Catarina foi designado como Área de Patrimônio das Baleias pela Aliança Mundial ...

Bióloga brasileira é premiada pela National Geographic Society

23/06/2026

A bióloga de conservação Fernanda Abra é uma das vencedoras do Wayfinder Award apresentado pela Kia,...

Nova Inglaterra acelera aquecimento limpo com bombas de calor

23/06/2026

O aquecimento residencial está no centro de uma iniciativa inédita na Nova Inglaterra. Acostumada a ...

Ameaça climática, enfraquecimento de corrente no Atlântico tem um problema de imagem

23/06/2026

Nas profundezas do oceano Atlântico, uma vasta corrente marinha transporta calor dos trópicos em dir...